VI encontro - 2013 (Nova Prata - RS)


Monumento do Imigrante de Nova PrataO VI Encontro da Família Tonello, organizado por Antoninho Tonello e sua esposa Aivone Peruzzo Tonello, foi realizado nos dias 16 e 17 de novembro de 2013 em Nova Prata, cidade do Nordeste gaúcho com uma população aproximada de 25000 habitantes, também conhecida como a Capital Nacional do Basalto.

Antigamente o território de Nova Prata era parte integrante do município de Alfredo Chaves, hoje Veranópolis. Essa região era habitada por tribos de índios "COROADOS" que só por volta de 1850, mantiveram o primeiro contato com pessoas brancas civilizadas, descendentes de espanhóis e com eles iniciaram a negociar exclusivamente por meio de escambo. Por volta de 1865, apareceram os primeiros colonizadores de origem portuguesa. A vida dos primeiros colonos foi árdua e difícil. Quase nada possuíam, além da grande força de vontade para o trabalho e o desejo de progredir aqui em nossa "Pátria". O milho foi o primeiro produto a ser cultivado, que após ser triturado por monjolos era transformado na gostosa e tradicional "polenta".

Nova Prata, atualmente, é constituída de descendentes dos imigrantes italianos, poloneses, alemães, árabes, portugueses, africanos, e seus descendentes, apresentam potenciais muito fortes para evidenciar a sua identidade cultural. A presença dos descendentes italianos é marcante, estes cultivaram suas belas canções, seus costumes, o jogo da mora, da bocha e das cartas.


Destaque do encontro

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2013, aconteceu na cidade de Nova Prata o VI encontro da Família Tonello, que teve como base as raízes históricas da Família de Ângelo Tonello e Regina Soccol, as homenageadas desse encontro foram às filhas do casal Maria e Gentilia. O casal que representou esse encontro foi Antoninho Tonello e Aivone Peruzzo Tonello, que junto com a comissão organizadora receberam os convidados no Clube Cultural Esportivo São Cristóvão, onde foi servido um delicioso merendim na tarde de sábado, às 18 horas teve a abertura oficial do encontro e muita animação da família com a apresentação do coral italiano Per Tute L'etá, após foi servida janta com baile, onde todos os TONELLOS dançaram e puderam se divertir muito.

Já no domingo começou com a celebração religiosa, realizada na Igreja Matriz de Nova Prata, a celebração foi celebrada pelo Padre Nelson Tonello, depois ocorreu a carreata até o Clube Cultural Esportivo São Cristóvão, o destaque desse encontro foi a charrete que deu inicio a carreata levando as homenageadas até o Clube, afinal, este era o meio de locomoção antigamente. Na chegada o coral Italiano recebia os convidados e cantava belas canções italianas.

Após o almoço aconteceu o encerramento oficial do IV encontro da Família Tonello, com a entrega de um mimo aos representantes dos encontros anteriores e com a entrega da Bandeira para o João Tonello da cidade de Cascavel – PR, aonde acontecerá o próximo encontro da família Tonello em 2015.

A comissão Organizadora desse encontro agradece a participação de todos e espera encontrá-los no próximo encontro com a mesma alegria em que participaram deste.

Para conhecer mais sobre o histórico da Família Tonello de Nova Prata, clique aqui.

Destaque do VI Encontro da Família Tonello


Comissão organizadora

O encontro foi organizado por Antoninho Tonello, o qual foi auxiliado por sua esposa Aivone Tonello, os quais foram auxiliados por Gilson, Lindi, Alceo, Keli, Ronei, Joelen, Luciane, Remi, Daiane, Ivair, Valdete, Adecir, Ivanete, Teolide, Domingos, Iris, Mario, Maria, João, Sadi, Vanessa, Ivanete, Olivio, Terezinha, Marisa, Olmes e Leonir.

Comissão organizadora do VI encontro da família Tonello

Convite


Foto oficial do encontro

Foto oficial - VI Encontro da Família Tonello


Galeria de fotos do encontro