III encontro - 2007 (Sarandi - RS)


Prefeitura de SarandiO III Encontro da Família Tonello, organizado por Airton Tonello, foi realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2007 em Sarandi, cidade do Norte do Estado do Rio Grande do Sul, na Região do Alto Uruguai, às margens da BR 386, a chamada Rodovia da Produção. É ponto rodoviário que liga centros e regiões importantes: Passo Fundo, Caxias do Sul, Porto Alegre, o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina.

O nome do município de Sarandi originou-se da flor de um arbusto que nascia de um riacho afluente do Rio Passo Fundo. Os primeiros moradores foram fugitivos da Revolução Federalista de 1893, que se instalaram no município encontrando muitas dificuldades, principalmente na obtenção de alimentos, pois as terras, embora férteis, eram cobertas de matas, sem contar a localização geográfica, distante dos centros populacionais.

Em 1917, a companhia GOMES & SCHERING, com sede em Carazinho, tomou a iniciativa de ocupar e colonizar. Os primeiros colonos que se estabeleceram foram os de origem alemã, vindos das “colônias velhas”, de diversos pontos do Estado. No ano de 1918, a mesma companhia GOMES iniciou a segunda fase da colonização, trazendo principalmente imigrantes italianos. No dia 03 de março de 1919, chegaram os primeiros moradores da atual cidade. Uma das características mais marcantes desses imigrantes italianos era a religiosidade, fiéis seguidores da Igreja Católica. A emancipação e criação do Município de Sarandi ocorreram em 27 de junho de 1939.


Destaque do encontro

No III Encontro da Família Tonello, realizado em Srandi no ano de 2007, nossos antepassados Pedro e Luiza Tonello e João e Angela Tonello foram homenageados (in memorian). Quem recebeu esta homenagem em seus nomes foram os seus netos Olir e Bernardete Tonello e Remigio e Aires Tonello. O encontro contou com a apresentação de danças inserindo os Tonello´s em diversas etinas, ressaltando que a família Tonello está espalhada por todo o mundo.

Neste encontro, o qual teve durante toda a sua duração a degustação do vinho produzido e envasado por nossos familiares, foi apresentada a bandeira criada pela comissão organizadora à todos os Tonello´s presentes.

Também houve a transmissão ao vivo do programa Sábado Galponeiro (Rádio Sarandi), apresentado pelo comunicador e tradicionalista Olívio Tonello, diretamente do local do encontro, além de passeio a cavalo, atrações tradicionalistas, missa crioula e muita comida.

Destauqe - III Encontro da Família Tonello


Comissão organizadora

O encontro foi organizado por Airton Tonello, o qual foi auxiliado por sua esposa Fabiana e os casais Olivio e Nelci, Paulo e Marli, Alarico e Dulce, Euclides e Neusa, Luis e Ivete, Ivan e Jovilde, Olidio e Nadir, Eugenio e Vera, Aureo e Maria, além de Thiago.

Comissão organizadora do III encontro da família Tonello

Convite


Foto oficial do encontro

Foto oficial - III Encontro da Família Tonello


Galeria de fotos do encontro