I encontro - 2003 (São José do Ouro - RS)


Vista aérea da cidade de São José do OuroO I Encontro da Família Tonello, organizado por Danilo Tonello, foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2003 em São José do Ouro, cidade do Noroeste gaúcho com aproximadamente 7.000 habitantes. Seu lema é: "O Ouro desta Terra está no coração de sua gente".

Seu povoamento teve início em 7 de setembro de 1912 e a origem predominante dos habitantes era italiana. Os colonizadores praticavam a agricultura de sobrevivência, produzindo produtos básicos e criando animais domésticos como gado suínos e aves. Em 10 de setembro de 1959, emancipou-se do município de Lagoa Vermelha. Segundo uma lenda local, o nome do município surgiu da Lagoa do Ouro, onde Chico Felipe teria enterrado toda sua riqueza em ouro.

Apesar do grande desmatamento e corte de araucárias, a região ainda é ríca na espécie - já abrigou as maiores florestas contínuas de araucária de todo o mundo - , possuindo várias matas intactas, como por exemplo o Parque do Espigão Alto, este pertencente já ao município de Barracão. Atualmente, destaca-se na agricultura e pecuária, tendo a soja como um dos principais produtos cultivados.


Destaque do encontro

A ideia do 1° encontro da Família Tonello, se deu devido à afinidade e o parentesco de 1° grau que existe entre as famílias de Nova Pádua e as de São José do Ouro. Como nos visitamos muito, principalmente em festas religiosas, surgiu, então, a ideia de fazermos o 1° encontro da Família Tonello. A ideia foi do Sr. Raimundo Tonello. Foi lançada a ideia e tomou força.

Em junho de 2003 houve uma consulta para que São José do Ouro sediasse o 1°encontro. Foi, então, marcada a data de 22/23 de novembro daquele ano. A princípio seria uma confraternização das famílias de São José do Ouro e as de Nova Pádua. Pois não tínhamos ideia, nem conhecimento de onde existia “TONELLOS”. Mas em outubro, desde ano, colocamos um convite no Jornal Correio Riograndense, com grande circulação no interior e em outros estados, do 1° encontro. Tivemos uma grande surpresa. Centenas de telefonemas das mais diversas cidades e estados foram recebidos e cadastrados. Como a data já estava próxima, não foi possível elaborarmos convite, ficamos apenas restritos ao telefone. Assim mesmo tivemos a presença de 246 participantes vindos de Nova Pádua, Nova Prata, Caxias do Sul, Santo Expedito do Sul, Ipiranga do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves, Tupanci do Sul, Porto Alegre, Passo Fundo, Cacique Dople(RS), Pato Branco(PR) e Capinzal(SC).

No sábado muitos jogos, diversões e à noite culminou com uma linda missa onde houve muita emoção e lágrimas, pois foi levado como oferenda um barco, simbolizando a vinda dos TONELLOS da Itália, nele tinha uma criança de dois meses, Eduarda Scheifer Tonello. No jantar, foi feita a apresentação das famílias. No domingo houve distribuição de medalhas, brindes, prêmios aos ganhadores de bochas, futebol sete, canastra, mora, corrida de saco etc.

Foto destaque - I Encontro da Família Tonello


Comissão organizadora

O encontro foi organizado por Danilo Tonello, o qual foi auxiliado por sua esposa Maria das Graças.

Comissão organizadora do I encontro da família Tonello

Convite


Foto oficial do encontro

Foto oficial- I Encontro da Família Tonello


Galeria de fotos do encontro